MCCARRICK, VIGANÒ, O DOSSIER: TRABALHO SURREAL DE MISTIFICAÇÃO
11 Novembre 2020
Marco Tosatti
Caros amigos e inimigos de Stilum Curiae, após mais de dois anos, o Vaticano publicou um dossier sobre o caso McCarrick. Temos o prazer de acolher estas poucas linhas de comentário do Arcebispo Carlo Maria Viganò, que abriu o caso em Agosto de 2018 com um memorial sobre as infracções cometidas pelo cardeal americano. Feliz leitura.
§§§
10 de Novembro de 2020
Foi, hoje, divulgado o Relatório oficial da Santa Sé sobre o caso McCarrick: antes de me pronunciar sobre o assunto, reservo-me o direito de analisar o seu conteúdo.
Não posso, todavia, deixar de relevar a surreal operação de mistificação quanto às responsabilidades de encobrir os escândalos do deposto Cardeal americano e, ao mesmo tempo, não posso deixar de expressar a minha indignação ao ver dirigidas a mim as mesmas acusações de encobrimento, quando denunciei repetidamente a inércia da Santa Sé face à gravidade das acusações relativas à conduta de McCarrick.
Um comentador sem preconceitos poderia notar o momento mais do que suspeito da publicação, bem como a tentativa de desacreditar a minha pessoa, acusada de desobediência e de negligência por aqueles que têm todo o interesse em deslegitimar quem trouxe à luz uma rede de corrupção e imoralidade sem paralelo. O descaramento e o carácter fraudulento demonstrados nesta ocasião teriam pedido, a esta altura, que se chamasse esta sugestiva reconstrução dos factos de “Relatório Viganò”, poupando ao leitor a desagradável surpresa de ver, uma vez mais, adulterada a realidade. Mas isso teria exigido honestidade intelectual, antes ainda de amor pela justiça e pela verdade.
Ao contrário de muitos personagens envolvidos nesta história, não tenho razão para temer que a verdade possa contradizer as minhas denúncias, nem sou, de algum modo, corruptível. Quem lança acusações infundadas com o único propósito de distrair a atenção da opinião pública terá a amarga surpresa de constatar que a operação conduzida contra mim não surtirá efeito, senão dar mais provas da corrupção e da má-fé de quem, por demasiado tempo, se calou, negou, voltou o seu olhar para outro lado e, hoje, deve prestar contas. A fiction vaticana continua.
† Carlo Maria Viganò, Arcebispo
Translated by Dies Iræ
§§§
STILUM CURIAE HA UN CANALE SU TELEGRAM
@marcotosatti
(su TELEGRAM c’è anche un gruppo Stilum Curiae…)
E ANCHE SU VK.COM
stilumcuriae
SU FACEBOOK
cercate Marco Tosatti
SE PENSATE CHE
STILUM CURIAE SIA UTILE
SE PENSATE CHE
SENZA STILUM CURIAE
L’INFORMAZIONE NON SAREBBE LA STESSA
AIUTATE STILUM CURIAE!
ANDATE ALLA HOME PAGE
SOTTO LA BIOGRAFIA
OPPURE CLICKATE QUI
Questo blog è il seguito naturale di San Pietro e Dintorni, presente su “La Stampa” fino a quando non fu troppo molesto. Per chi fosse interessato al lavoro già svolto, ecco il link a San Pietro e Dintorni.
Se volete ricevere i nuovi articoli del blog, scrivete la vostra mail nella finestra a fianco.
L’articolo vi ha interessato? Condividetelo, se volete, sui social network, usando gli strumenti qui sotto.
Se invece volete aiutare sacerdoti “scomodi” in difficoltà, qui trovate il sito della Società di San Martino di Tours e di San Pio di Pietrelcina
Condividi i miei articoli:
Tag: dossier, mccarrick, vigano
Categoria: Generale